sexta-feira, 6 de agosto de 2010


O trabalho com máscaras (Por Nilton Santos )

O trabalho com a máscara teatral não compreende apenas o ato de cobrir o rosto substituindo o trabalho do ator. Há uma ligação forte entre o ator e a mascara já que a mesma não pode viver sozinha

A natureza da máscara ou a dizer de sua fisionomia é um surgimento de linhas de forças que produzem seu sentido de vida. Cada traço, relevo - todo seu feitio - definem características relacionadas a um peso, uma idade, um ritmo, um comportamento. Sugerem um estilo de jogo com qualidade de energia específica. Propõem um estado de representação - apenas sendo possível vivê-lo diante de um pleno comprometimento físico do ator, imerso em um processo dinâmico inerente à Máscara.
Segundo Alonso Bivar do grupo Moitará é importante o ator conhecê-la em todos os seus detalhes, desenvolvendo uma verdadeira amizade, relacionando-se com todos seus sentidos.
A linguagem da Máscara é feita de luz e sombra, de sons fortes e suaves, de silêncio, de movimentos e pausas, harmoniosamente contrapostos.

Na experimentação da mascara na relação do jogo é primeiro antes de tudo conhecer o tipo de máscara a qual o ator tem em mãos, logo depois vestir esta mascara pensando na energia que ela oferece, segundo o seu feitio físico. O trabalho explorados por nós, partiu primeiramente para o uso da mascara, tentando explorar o máxima de movimento que aquela mascara propunha. Nesta etapa testamos as mascaras abaixo

Máscaras Larvárias

São rostos inacabados, formas simplificadas da figura humana, que remetem ao primeiro estado dos insetos. Fazem parte do grupo de Máscaras inteiras e silenciosas, que não permitem a voz mas exprimem a essência da palavra falada através das ações. Têm um jogo largo, normalmente orientado pelo nariz. O movimento que esta mascara pede é uma qualidade mais energética, pois o rosto do ator fica completamente isolado, e muitas vezes o tamanho da mascara ultrapassa a cabeça.

Máscara Neutra
A Neutra é uma Máscara de fisionomia simples e simétrica, sem conflitos, que propõe ao ator ampliar todos os seus sentidos. Através do silêncio ela se relaciona com todo o universo presente. A Máscara Neutra não é um personagem, é um estado que se apóia na calma e na percepção, fontes de vida para todas as outras Máscaras. Através dela o ator entende o que é um corpo decidido, presente, vivo dentro de um estado de representação, fora das convenções. fontes de vida para todas as outras Máscaras. Através dela o ator entende o que é um corpo decidido, presente, vivo dentro de um estado de representação, fora das convenções.

Máscaras Expressivas

São Máscaras de aparência mais elaboradas, com definições de caráter, que demonstram estados de ânimo. Pertencem à classe das Máscaras silenciosas, onde a palavra, por sua vez, está oculta na ação física do personagem. Seu jogo é meticuloso e objetivo, podendo ser enriquecido com a presença da contra- máscara, direção inversa ao caráter principal da Máscara.

Meias – Máscaras

São Máscaras falantes que cobrem somente a parte superior do rosto. Geralmente representam "tipos-fixos" , podendo condensar nelas vários personagens. Seu jogo propõe ao ator encontrar um corpo e uma voz que se ajustem ao propósito do personagem e da situação, levando o texto para além do habitual. São elas usadas para a commédia dell’art, sua figura é uma composição de um tipo humano com um traço de animal, que alias essa referencia do animal pode ajudar na pesquisa de personagem e na concepção do movimento

Máscara Abstrata

São máscaras inteiras de formas geométricas, sem menção animal ou humana, que propõe ao ator um jogo acrobático e abstrato criado a partir das linhas de força da máscara, relacionando-se com o espaço.

Um comentário:

  1. o trabalho de corpo e entre outras coisas na commedia dell"arte são fenomenais e somando com o trabalho de Máscara onde trabalhamos a expressividade facial e a projeção da voz para o publico em geral!!Eu parabenizo o diretor Nilton Santos pelo o trabalho constante e dedicado a nossa associação de atores!!um grande abraço pra todos que fazem esta associação ter uma expressividade artistica cultural diferenciada, para ter um futuro prospero!!valeu e Fiquem com Deus!!

    ResponderExcluir