sexta-feira, 6 de agosto de 2010

exercicios para a energização da voz no treinamento vocal. (por Nilton Santos)

Estes exercícios foram selecionados a partir de um recorte de treinos do Lien Ch’i: pratica oriental de treinamento de artes marciais. Diversos mestres de artes marciais chamam esta categoria de terapia do movimento empregados na energização da voz. Estes exercícios surgiram aproximadamente há 1500 anos, como prática corporal terapêutica, no intuito de desenvolver o controle do corpo proporcionando a harmonia entre o meio físico e espiritual. Segundo Wagner Bull (2003) a voz é um instrumento que através de exercícios de vibração, pode melhorar a capacidade vital do ser humano, outro grande estudioso neste campo é Peter Kelder que na década de 70 se tornou famoso ao publicar a obra A Fonte da Juventude, a qual dedica um capitulo a voz como recurso de fortalecimento vital do físico corporal, e que a vibração sonora quebrar as tensões do corpo.


Relaxamento respiratório – com todo corpo posto no chão, iniciar com a respiração a qual estamos habitualmente acostumados a realizar, para logo mais jogar todo o fluxo de ar para a parte inferior do abdome. Projete o abdome para fora, enchendo de ar: leve o ar para a parte média, aumentando o espaço entre as costelas; fazer o ar subir para os pulmões, enchendo por completo. Ao expirar esvazie de cima para baixo, fazendo o processo ao inverso; solte o ar dos pulmões; em seguida da parte média do abdome e por final todo qualquer ar restante. Após alguns minutos nesta etapa, levante pela a lateral do corpo, deixando a cabeça por último.

2. Balanço Espinhal – Objetivo: aliviar a tensão nas costas.

· Deitado de costas no chão, encoste os joelhos no peito, enlaçando as mãos atrás da articulação dos joelhos.

· Aproxime-se o queixo do peito, curvando a espinha e balance para trás de modo a descer as omoplatas até o chão. Então oscile para frente, baixando o cóccix até o chão.

· Fazendo o movimento de ida e vinda, inspirando quando a omoplata estiver baixa, expirar quando o cóccix estiver baixo.

3. Aquecimento da ponte – objetivo: alivia a tensão da parte inferior da pelve.

· Deite-se de costas com os braços estendidos ao longo do corpo e as palmas da mão viradas para baixo. Dobrando os joelhos, assente bem os pés no chão perto das nádegas.

· Inspire devagar ao mesmo tempo em que ergue a pelve, afastando-a alguns centímetros do chão.

· Expire ao mesmo tempo em que solta lentamente a pelve, voltando a posição inicial.

· seqüência de dez vezes.

4. Aquecimento da garganta - distrubui-se bem o peso do corpo sobre a bacia. Apoiando-se em uma parede ou de costas coladas em um parceiro, deve tentar manter a mesma respiração e inspirar enchendo o abdome e expirar o seguinte som: (OH-ÕN-OU)

· Ainda de costas com o parceiro, expira o ar com o som: (Ahn) fazer o som o mais baixo possível.

5. Modulando o centro sacral. Objetivo aliviar a tensão do abdome em direção ao sacro. Em pé de costas na parede ou em um companheiro. Quando expirar emitir o som (Uuu) em tom elevado sem forçar a garganta

· menbros tencionados – joelhos destravados, com uma pequena curvatura, mandando o peso para uma destribuição entre as duas pernas e as nádegas. Ainda na mesma respiração, junte as mãos a frente de seu tórax, esticando-as para a frente, este procedimento deve ser bastante lento. É importante a atenção para o percurso que o braço faz, o observador deve acompanhar cada evolução do movimento, como se tentasse gravar na memoria, a fluidez da mecânica desta movimentação. Ao subir o inspira, ao descer expirar emitindo o som (Muu)

6. Andando pelo o espaço da aula, solta as mãos com forte vibração, emitindo o seguinte som: (MIiiRI) este exercício tem o objetivo de fazer circular o sangue para os membros superiores em direção do pescoço.

· Quando parar esta andança deve-se cântaro-lá em tom melódico o som que estava fazendo anteriormente, como uma espécie de canção.

7. Qual som lembra o seu amigo? – em duplas, cada um deve criar um som para seu parceiro com base na imagem de sua personalidade, este som é a apresentação de seu amigo e deve ser cantado, depois se inverte as posições, quem foi apresentado, de apresentar.

8. Que som lembra você? – igual ao exercício anterior, qual som fala melhor de sua personalidade, faça uma canção de sons.

Referências

BULL.Wagner. Aikido: O Caminho da Sabedoria – Teoria. Pensamento, São Paulo, 2003.

FUNAKOSHI, Gichin. Karetê-do – O Meu modo de vida, Cultrix, Rio de Janeiro, 1975.

KELDER, Peter. A Fonte da Juventude, tomo 2. Best Seller, São Paulo, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário