sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Exercícios de Grammelot para nortear o trabalho cômico

por Nilton Santos

Segundo Dario Fo a palavra Grammelot é origem francesa inventada usada, pelos cômicos dell’arte e mais tarde italianizada pelos venezianos. Não possui significado intrínseco, sua mistura de sons sugere um discurso. “ trata-se portanto de um jogo onomatopéico, articulado com arbitrariedade, mas capaz de transmitir, com acréscimo de gestos, ritmos e sonoridades, um discurso completo( Fo, 2004, p.97) se pode articular inúmeras estruturas de vernáculos, com base em idiomas para compor o jogo cômico. A seguir segue alguns exercícios que foram baseados na experiência de Dario Fo em suas descrições com espetáculos, que tinha o Grammelot com base.

  • Substituição da voz tradicional, pelo Grammelot: o ator substitui do texto todas as palavras discursivas por palavras articuladas com vernáculos desarticulados, mantém o tom da voz o gesto da ação e tenta não falar gaguejando, pois quebrará a energia de uma comunicação. Nisto precisará usar o corpo para dar ênfase a ações.
  • Gesto conjunto com voz: Inicia a demonstração com gestos diminutos e num tom de conversação familiar. O ritmo e a incisividade vão crescendo progressivamente. As instruções são comentadas por esbanjamento. Amplia a gestualidade. Passa rapidamente de um enquadramento para outro. Acerela a progressão dramática, elevando o tom da voz

Nenhum comentário:

Postar um comentário