sexta-feira, 6 de agosto de 2010


Exercícios com objetos imaginários – uma tentativa de desarticular e descompor o corpo cotidiano.

por Nilton Santos

Para estes exercícios tomamos como sugestão experimentos propostos por Dario Fo, em seu livro: Manual Mínimo do Ator. Segundo Dario Fo todo ator que pretenda trabalhar com mimo, deve antes de tudo treinar o corpo com visualidades de objetos imaginários, dessa forma o artista deverá coordenar os movimentos para descobrir gestos e maneiras que desperte a natureza dos músculos, articulações e apoios que normalmente não são usados no cotidiano. Fo (2004) chama este tipo de exercício de “sobregesto” e afirma que estes gestos permitem dar clareza e determinar o estilo do próprio gesto, amplificando e afastando do banal. A seguir descreveremos alguns desses exercícios que Fo aconselha, os atores a treinar em favor de sua arte teatral.

  • Pontos Fixos: o ator imagina uma parede, onde vai espalmar sua natureza, pra frente e para trás, como se estivesse com as mãos apoiadas em um vidro; em seguida, percorre a parede tateando o vidro; por vezes ao ator-mimico imagina cantos nas dimensões dessa parede imaginaria. Em seguida o ator estende-se as mãos acima da cabeça, indicando a presença de um teto. Logo mais se pode brincar com os níveis desse teto, imaginando-o que ele esta baixando, prestes a esmagar a bacia e as pernas e assim o ator poderá vivenciar modificações na postura corporal.

  • Cabo: com uma corda real se inicia uma tentativa de puxões, onde a corda tem uma extremidade presa, uma serie de puxões é efetuado no intuito de estimular o tronco. A próxima etapa desse experimento é eliminar a corda real por uma imaginaria Assim Fo (2004) vai nos dizer: “quando traciono uma corda inexistente, preciso me desarticular por inteiro. Em primeiro lugar, coloco em evidencia o descolamento do ombro, trazendo para frente na direção da corda” (Fo, 2004, p.271) conforme o esforço vamos modificar a movimentação de cada músculo do corpo. Ainda se podem variar as posições dos puxões, quanto maior for o esforço do aplique da força será maior, a noção de tração.

  • Garrafa: o ator manipula uma garrafa de água imaginaria e enche um copo imaginário. Neste exerciocioa atenção é o ponto forte de todo processo, pois uma manipulação na muito observada, pode comprometer a natureza do objeto, a esse exemplo Fo nos diz que se aproximamos muito uma garrafa do copo, poderá um ou outro esmagar o desemho imaginado quebrando a tentativa de Ilusão.

  • Caminhada sem sair do lugar: Se desliza o pé esquerdo, Enquanto se apóia alternadamente o calcanhar e a ponta do pé direito, em seguida se desliza o direito. Ainda se pode levante cada pé por vezes como se estivesse subindo uma escada.

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